Dr. João Bastos

HOSPITAL: 210 025 200

Tratamentos & Cirurgias

doenças urinárias- TRATAMENTOS & Novas Tecnologias

Além de ajudarem a controlar a nossa pressão arterial, os rins filtram o nosso sangue, limpam o nosso organismo, controlam os níveis de sal no nosso corpo e produzem hormonas que são importantes na produção de glóbulos vermelhos.

As doenças urinárias de grau mais leve são, por norma, tratadas com antibiótico e, num prazo de 7 a 10 dias costumam - como por exemplo nas infecções urinárias, estar tratadas.

MEDIDAS PREVENTIVAS DE INFEÇÕES URINÁRIAS:
  • Beber bastante líquido
  • Urinar após relações sexuais para esvaziar a bexiga e diluir a urina
  • Limpar-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem
  • Usar preservativo durante a relação sexual
Nos homens com hiperplasia benigna da próstata, a redução da ingestão de cafeína, de álcool e determinados medicamentos podem ajudar a melhorar o fluxo de urina e a prevenir a sua retenção na bexiga, diminuindo assim a probabilidade de infecção urinária.

pRÓSTATA E PEDRA NOS RINS | TRATAMENTOS & CIRURGIAS

TRATAMENTOS COM NOVAS TECNOLOGIAS
Nas novas tecnologias, destaca-se os resultados da braquiterapia e criocirurgia no tratamento do carcinoma de próstata, como uma técnica útil e eficaz em doentes selecionados, sendo provável que, nos próximos anos, se afirmem como mais uma técnica de tratamento na área da urologia.

CIRURGIA LAPATOSCÓPICA E ROBOTIZADA
A evolução que se tem verificado ao nível da cirurgia laparoscópica e robotizada, impondo-se como técnicas indispensáveis no tratamento de quase toda a patologia urológica, especialmente a renal e prostática radical, fazem com que os serviços de urologia se adaptem a esta nova era.

São técnicas que exigem uma grande curva de aprendizagem. Ao longo destes últimos anos o Dr. João Bastos dedicado especial atenção e investimento no desenvolvimento das técnicas cirúrgicas laparoscópicas, encontrando-se o Hospital CUF Descobertas na linha da frente.

PEDRAS NOS RINS
São mais comuns os seguintes tratamentos:

• Litotrícia extracorporal por ondas de choque (LEOC)
    Método de tratamento não invasivo dos cálculos do aparelho urinário.
  • Ureterorrenoscopia
    Faz-se uma exploração endoscópica do ureter, o cálculo é depois fragmentado e retirado com pinças.

CANCRO DA PRÓSTATA
Os Exames de diagnóstico | rastreios são importantes para perceber o estado do tumor.

• Análises Prostate Specific Antigen (PSA): mede-se a concentração do sangue de uma proteína reduzida pela próstata cujo teor aumenta quando há desenvolvimento de células tumorais. Só através de uma biopsia é possível obter os resultados precisos destas análises.

TRATAMENTOS & CIRURGIAS
  • Prostatectomia Radical ou Braquiterapia: técnica pouco invasiva. Através da pele são implantadas sementes radiotivas que acabam por destruir as células malignas.
  • Crioterapia: consiste no congelamento do interior da próstata e na consequente destruição das células tumorais.
  • Radioterapia Externa: actualmente os avanços tecnológicos permitem a irradiação seletiva e bastante eficaz da próstata sem lesão dos restantes orgãos que a rodeiam.
  • Hormonoterapia: técnica utilizada em tumores não localizados que inibe o crescimento das hormonas masculinas, podendo impedir o desenvolvimento da doença cancerígena.
  • Quimioterapia: utilizada em fases muito avançadas do cancro.